Como um dos mais afetados pela pandemia, o setor de restaurantes precisou se reinventar. Até 2019 o mercado cresceu 11% ao ano, segundo a Associação Brasileira de Indústria de Alimentos (ABIA), enquanto que em 2020 e 2021 mais de 300 mil empresas fecharam suas portas.

Já para 2022 as previsões são um pouco mais animadoras. Em entrevista à Rádio Nacional, o presidente executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), Paulo Solmucci, prevê um crescimento de 4% no setor. Um aumento modesto, porém, otimista.

As novas tendências para bares e restaurantes neste ano ajudam os estabelecimentos a se consolidarem em tempos difíceis. A seguir, algumas dicas do que veio para ficar e auxiliar os empresários nesse novo, porém já conhecido cenário.

 

 

Delivery: ele veio para ficar

O que antes era tratado como segunda opção, tornou-se o protagonista na hora de escolher um restaurante. E quem pensou que ele seria usado apenas durante a pandemia, está enganado. Hoje o serviço de delivery já é obrigatório para restaurantes que desejam se destacar no mercado.

Segundo o RankMyApp, serviço de consultoria, só no primeiro semestre de 2020, o número de instalações de aplicativos dessa categoria representou mais de 60% de todos os downloads desses mesmos apps durante todo o ano de 2019, por exemplo.

Atualmente o delivery é responsável por mais da metade do faturamento de 56% dos estabelecimentos que o utilizam. E mesmo com a população imunizada, 85% dos negócios pretendem manter o serviço de delivery ativo, segundo dados da Associação Nacional de Restaurantes (ANR).

Tendo isso em vista, o estabelecimento não precisa contratar profissionais em tecnologia para desenvolver sites e aplicativos de delivery para o seu negócio. A Alfa Labs conta com tudo que o empresário precisa para ter um serviço de delivery sem se preocupar. Conheça-nos.

Dark Kitchens: velho conhecido, novo nome

Dark Kitchen nada mais é do que estabelecimentos que não contam com um espaço físico para refeição no local, os famosos salões. Este modelo de negócio depende quase 100% do delivery.

A principal vantagem das Dark Kitchens é a redução considerável nos custos comparado a um restaurante comum. O espaço não precisa ser grande, o que diminui o valor do aluguel do ponto e o número de contratações de funcionários também é amplamente menor. Toda a operação torna-se mais enxuta.

As Dark Kitchens podem funcionar nos fundos de uma casa ou até em apartamentos, por exemplo. Por isso, disponibilizar um serviço de delivery torna-se imprescindível.

Análise de dados: pedido certo, para o cliente certo

Cada vez mais empresas estão preocupadas com a experiência do cliente. E o setor de restaurantes não poderia ficar de fora.

Com a internet presente em cada ação, o serviço de delivery pode ainda usar a inteligência de dados nos apps e cruzar informações que resultará em experiências personalizadas e, assim, otimizadas sobre determinado cliente, sendo possível o envio de ofertas à promoção daquele pedido “de sempre”.

A Alfa Labs traz tranquilidade para você e seu cliente oferecendo serviços de qualidade voltados ao delivery. Visite nosso site, conheça e contrate.